sexta-feira, 1 de março de 2013

Ele estará no Brasil...

Uma das principais novidades da semana turfística no Brasil é a vinda no segundo semestre do garanhão irlandês Rock of Gibraltar, em regime shuttle. O esquema montado pela Associação Paulista de Fomento ao Turfe (APFT) é semelhante ao realizado no ano passado para trazer o Holy Homan Emperor para cumprir a temporada de monta. Filho de Danehill em égua Be My Guest, o Rock of Gibraltar tem uma campanha invejável. A cobertura dele na atual temporada de monta europeia é vendida a 17,5 mil euros (cerca de R$ 49 mil no câmbio oficial), pela Coolmore.

Em 13 corridas disputadas entre 2001 e 2002, venceu 10 páreos dos 1.000m aos 1.600m e tirou dois segundos lugares, entre Inglaterra, Irlanda, França e Estados Unidos. Tem apenas uma descolocação na segunda apresentação, no Coventry Stakes (GIII), em 1.200m. Mas gostaria de mostrar aqui uma das derrotas dele. Exatamente a sua última apresentação.

Diante de 46.118 expectadores, Rock of Gibraltar caiu batido para o Domedriver na Breeders Cup Mile, disputada em 26 de outubro de 2002. A derrota do filho de Danehill é considerada uma das mais incríveis na história do festival. O motivo: o jóquei Michael Kinane correu o animal muito longe para um páreo disputado em 1.600m numa pista oval. Entrou na reta em penúltimo, teve que fazer um ziguezague para evitar um acidente, levantou voo, mas o disco chegou antes e ficou apenas com a dupla. Veja o que aconteceu naquele dia, numa reta de chegada de apenas 380m. Ah, para facilitar, o Rock of Gibraltar é o número 10, de farda vermelha (se o vídeo abaixo não carregar, clique aqui):

Um comentário:

  1. Roberto, realmente a vinda de um garanhão do porte do Rock of Gibraltar é uma ótima noticia para o nosso turfe. É elogiável a atuação da APFT na vinda de garanhões deste poderio em sistema de shuttle. Somente com muito amor destes abnegados criadores é que o nosso combalido turfe ainda dá sinais de força.
    Um dica para aqueles que acompanham o seu blog: na PE Troyanos, terão que correr muito para ganhar do Embaixador Ingles, que está tinindo e pagará uma pule alta.
    Um abraço.
    Tarcisio Versiani

    ResponderExcluir