domingo, 17 de março de 2013

Breves pitacos


✔ O aprendiz Weslley Gomes, atualmente em atividade no Jockey Club de Pernambuco, fez o alerta logo após o páreo na comunidade Turfe Polêmica, no Facebook. A portinhola do Dover Star não abriu, durante a disputa do oitavo páreo do programa deste domingo (17/3) em Cidade Jardim. Largando na pedra dois, o animal só saiu do box depois de dois ou três segundos, tempo mais do que suficiente de deixá-lo fora da corrida. Veja a imagem abaixo ou confira aqui o replay do páreo:



✔ Claro que o árbitro de partida não viu, senão a largada seria anulada. Mas eu me pergunto: como fica o apostador, o treinador, o proprietário e o jóquei do animal? Nenhuma compensação? É justo competir em desigualdade de condições? Era páreo de fechamento do Fast 6. E quem tinha o 2 no talão? O animal era a quarta força do páreo. Pagava oito por um. Com certeza, estava em centenas de pules de placês, exatas, trifetas e quadrifetas.

✔ O Código Nacional de Corridas é omisso em relação à essa situação. Não diz o que ocorre quando por problema mecânico um animal é prejudicado e o árbitro de partida não vê. Apenas o parágrafo 4º do artigo 136 traz uma possível solução nesses casos: "Se o previsto neste artigo somente se der com alguns cavalos ou jóqueis, a Comissão de Corridas poderá invalidar o páreo, na forma do parágrafo anterior, ou fazê-lo correr imediatamente, retirando neste caso, os cavalos que julgar conveniente." Ou seja, a CC pode invalidar o páreo.

✔ Tenho consciência que não seria uma decisão fácil de se tomar. Mas é muito injusto com quem jogou no animal. Por conta da largada ruim, Dover Star fechou raia. Chegou a 32 corpos do primeiro colocado. Mais de 21 corpos atrás do penúltimo. Ganharia o páreo? Não sei. Chegaria em segundo, terceiro, quarto ou quinto? Também não sei. Só sei que ele não competiu em igualdade de condições.

✔ Chegou um pedido ao Ministério do Esporte para transformar o Jockey Club de São Vicente em um centro olímpico de olho nas Olimpíadas de 2016. Sem corridas há mais um ano, a proposta é construir pistas de atletismo no peão do prado. Inicialmente, a pista de areia permanece, mas seria reformada, bem como o pavilhão social e as cocheiras. Quem está articulando isso é o deputado federal Vicente Cândido (PT), relator da Lei Geral da Copa no Congresso, e com bom trânsito com o ministro Aldo Rebello. O projeto é de autoria de um vereador petista. Será esse o futuro do prado de São Vicente? Alguma chance de as corridas serem retomadas?

✔ Cidade Jardim vai sediar daqui a duas semanas o Festival Lollapalooza. Serão três dias de shows: da Sexta-Feira da Paixão até o Domingo de Páscoa. Teremos apenas corridas na noturna de segunda? Ou não haverá nenhuma corrida na semana? Os equipamentos já estão quase todos instalados no peão do prado e o Casella teve dificuldades em narrar neste fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário