segunda-feira, 4 de março de 2013

Como vi os clássicos em CJ

✔ A 76 dias da realização do GP São Paulo, impossível não ficar maravilhado com a evolução do Golden God. Se em 6 de janeiro (clique aqui), o filho de Public Purse impressionou a todos com a ação final, agora o pupilo do Haras Vista Verde confirmou que mesmo correndo na parte da frente do meio do pelotão a ação final dele é animadora. Mais uma vez, assinalou os melhores 200m finais do dia (11''740). Do jeito que está correndo, será o favorito do GP São Paulo. O caso dele lembra bastante o L'Amico Steve. De corredor mediano, se tornou um dos principais fundistas de São Paulo. Media Man ficou devendo, mas fiquei com a impressão no cânter de que não estava no último furo. Vamos ver na próxima como se comporta o filho de Redattore na próxima. Veja como foi o Clássico 14 de Março:



 
✔ Ainda teremos em Cidade Jardim mais duas preparatórias para o GP São Paulo: o Clássico Pres. Rafael A. Paes de Barros, em 24 de março, e o GP Oswaldo Aranha (GII), em 21 de abril. Outros concorrentes à prova máxima do turfe bandeirante com certeza devem pintar, como o Kará de Birigui, o Concilium, o Uai i Ask. Sem contar os potros e os cavalos mais velhos do Rio de Janeiro.

✔ Na preparatória da milha, GP Presidente do Jockey Club (GIII), o Mr.Angra levou a melhor. Sem dúvida, faltou uma corrida para o Hawk's Eyes. Acompanhava bem o páreo, mas faltou aquela arrancada dele nos 400m finais. Dos que corriam à sua frente, conseguiu apenas passar pelo Más Mucho Mas. Acredito que a carreira serviu mesmo para dar aguerrimento ao filho de Public Purse, assim como o Golden God, também é criado pela Coudelaria Jéssica. Sobre o ganhador, o Mr.Angra, é bom notar que o mesmo já pode ser corrido mais contido. Se antes largava e tirava um mundo inteiro na frente, agora tem mostrado bom final sem precisar correr na frente. Nome forte para maio.

✔ No Piratininga (GII), Victory is Ours mostrou que adora os 2.200m na areia. Repetiu com facilidade a vitória obtida em outubro na mesma distância. Tanto ele quanto o segundo colocado, All Saints, quebraram o recorde do Take the Money. O Victory is Ours baixou a marca em mais de um segundo e três décimos. Impressionante a vitória dele nos 2.200m. Confira:






✔ Sobre os recordes baixados, vejo as novas marcas com algumas reservas. Claro que os proprietários e profissionais envolvidos devem celebrar o feito. Merecem sim os parabéns. Mas a pista de areia, sem dúvida, está mais rápida do que uns anos atrás. Desde junho do ano passado é o quarto recorde a cair na pista de areia. Tudo começou com Volly nos 1.100m, em 11 de junho; Depois com o Kara de Birigui nos 2.400m, em 12 de novembro; Em 8 de dezembro foi a vez do Gol Tricolor melhorar a marca dos 1.400m. E agora o Victory is Ours.

✔ Os profissionais de Cidade Jardim comentam que nunca o nível de areia esteve tão baixo. Basta cavucar um pouquinho que já se vê o concreto. Quando chove, o piso fica ainda mais compacto, como se fosse um asfalto. Minha preocupação é com a saúde dos animais. Isso não aumenta o risco de lesões?

✔ Outro recorde do fim de semana é o do Voo do Falcao nos 1.200m da pista de grama, no disco B. Mandou 1'08''815 para a distância em uma simples eliminatória dos dois anos. Sei que o animal é levado em altíssima conta, inclusive, foi o lote mais caro do leilão do Ponta Porã, em São Paulo. Mas a marca precisa ser recebida com ainda mais cuidado. O recorde anterior era do Il Capo D'arc também assinalada num páreo de perdedores. A maior parte dos páreos nessa distância são claimings ou provas para animais sem vitória. Sem contar que muito raramente é disputada sem a cerca móvel. Para se ter uma ideia, pela primeira vez em 2013 tivemos corridas na grama sem a cerca móvel. A última vez que o aparato não havia sido utilizado foi há quase três meses, no fim de semana da Copa dos Campeões. Aí fica difícil mesmo a quebra de recordes na grama (Aliás, por sinal, é louvável a ideia do JCB de registrar em seu site as melhores marcas assinaladas com a cerca móvel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário