quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Um craque das provas de velocidade morre nos EUA de ataque cardíaco. Saiba mais


Um dos principais cavalos das provas de velocidade do turfe norte-americano morreu na manhã desta quarta-feira (8/1). X Y Jet, um tordilho castrado de 8 anos, sofreu um ataque cardíaco no centro de treinamento de Palm Meadows, na Flórida. O anúncio da morte foi divulgado pelo treinador Jorge Navarro em seu site oficial.

O filho de Kantharos venceu 12 provas em 26 atuações. Faturou US$ 3.096.513 em prêmios. Era um foguete. Se escapasse na frente, era duro passar. Quem corria atrás, geralmente, perdia as pernas atrás dele. "Não há palavras para expressar o meu agradecimento a sua nobreza e classicismo. Não me despeço de um cavalo, me despeço de um amigo que levarei para sempre em meu coração", disse Jorge Navarro.

Entre as conquistas de X Y Jet nas pistas está a Dubai Golden Shaheen de 2019, prova de Grupo 1, disputada na tarde do festival da Dubai World Cup em 1.200m, no dirt, e outra quatro provas de Grupo 3. Na carreira disputada em Meydan, em 30 de março do ano passado, bateu oito animais, entre os quais Promisses Fullfiled (Shackleford) e Imperial Hint (Imperialism). Veja como foi:





Sobre o X Y Jet, lembro de uma prova disputada em 19 de janeiro do ano passado. Como era favorito destacado da Sunshine Millions Sprint Stakes, a prova de velocidade para animais nascidos na Flórida do tradicional festival, tiveram que fazer uma tática suicida para tentar derrotá-lo. Rayswarrior's saiu com tudo para cima dele. Fizeram parciais impressionantes como 21''09 para os primeiros 400m e 43''59 para os 800m iniciais. Resultado: os dois caíram duro de cansados na reta e não foram páreo para a atropelada de Quijote (Pomeroy). Relembre abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário