sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

A largada da geração 2018 no Brasil: considerações sobre Lomar e a PE Estreia em CJ


Um dos momentos mais aguardados pelos turfistas é a estreia de uma geração. Em outros tempos, costumava ser em janeiro, com as provas especiais Eleutério Prado (potrancas) e Rafael de Barros Filho (potros), no primeiro fim de semana no ano. Eram campos frondosos, que normalmente acabavam desdobrados. Com a redução ano a ano dos nascimentos no país, a tradição acabou ficando de lado e deu lugar à Prova Especial Estreia, em 800m, na grama.


Nesta sexta-feira (4/12), Lomar, um filho do sensacional Forestry, levou a melhor. Teve uma largada um tanto atribulada, pulando com quase um corpo de atraso. Rapidamente se recuperou e resistiu ao forte ataque nos metros finais de Atomic, um potro Que Fenômeno (como são precoces!), que deixou a nítida impressão que só saiu da raia derrotado por causa da péssima largada. Se não tivesse ficado tão longe, outro não teria sido o ganhador (perdeu por cabeça). Olho vivo nele na volta. O tempo para os 800m foi de 45''050, o que consideramos apenas regular, tendo em vista que a grama aparentava estar em ótimas condições. Vale destacar que Lomar, de criação e propriedade do Haras Cifra, é uma homenagem ao turfista de escol Omar Hamdar Najar.


Em terceiro, em bom esforço final, chegou Alabama Rush, mais um Que Fenômeno. Os dois descendentes de Pioneering na carreira, a fêmea Moon and Stars e o macho Fux, terminaram na quarta e quinta colocações, respectivamente. Bright Koller, uma bonita tordilha do argentino Koller, decepcionou completamente e terminou fora do placar. Mas quem fechou a raia foi a Insaciável, primeiro descendente do irlandês Goldikovic a competir. A neta da incrível Goldikova não animou nada. Fez cânter desanimador e em carreira mostrou dificuldade para acompanhar o lote. Confira o replay do páreo, que teve a Jamilla (Pirâmide Solar) retirada nos trabalhos de alinhamento por estar muito nervosa:





Balanço da geração 2018 em Cidade Jardim

Forestry - 1 produto, 1 atuação, 1 vitória

Que Fenômeno - 2 produtos, 2 atuações, 2 colocações

Pioneering - 2 produtos, 2 atuações, 2 colocações

Koller - 1 produto, 1 atuação

Goldikovic - 1 produto, 1 atuação

Nenhum comentário:

Postar um comentário