segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ritmo alucinante


✔ No último sábado (30 de março), um páreo disputado em San Isidro, na Argentina, me chamou a atenção. Trata-se da sétima prova do programa: o handicap Sir Berkeley, para éguas de três e mais anos na pista de grama. Um páreo semiclássico, mas que teve um desenrolar um pouco "diferente". O motivo? O jeito que a número 2, a Bolivariana, correu. Levando apenas 51,5kg no lombo, a filha de Incurable Optimist fez parciais impressionantes: primeiros 400m em 23''8; 800m em 46''6. Só que tinha um problema? O páreo era em 1.800m.

✔ O resultado? A égua parou de estalo nos 200m finais e fechou raia entre nove competidoras. Ela correu tão esfuziada na frente que acho que chegou a abrir uns 20 corpos de vantagem. Por outro lado, a atropelada da potranca do Haras Santa Maria de Araras impressionou. Most Advanced, uma três anos filho de Put it Back (sempre ele), chegou com vistosa ação no disco. Venceu bem por três corpos e meio. A dotação para a primeira colocada foi de 60 mil pesos (R$ 23,6 mil pelo câmbio de hoje). Olha aí como foi o páreo:


 
✔ Em São Paulo, lembro de uma filha do Itajara que corria desse jeito. Era a Sereyba (geração 1991 do Haras São José & Expedictus). Na estreia, em 28 de julho de 1994, entrou na frente com uns 30 corpos de vantagem em uma prova em 1.600m na areia. O Taquinho, um turfista aqui de Brasília, deu um berro na hora: "Eita, é a nova Itajara". Secação máxima! A bichinha sentou na raia e chegou em quinto. Depois, conseguiram amansá-la e ela venceu quatro carreiras em 1.000m e duas em 1.100m em 17 atuações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário